Por que um Observatório Urbano, Costeiro e Marinho para o setor costeiro Centro-Norte de Santa Catarina?
O Observatório Urbano, Costeiro e Marinho do Setor Costeiro Centro-norte de Santa Catarina é uma iniciativa para avaliar e divulgar o estado do ambiente urbano, costeiro e marinho por meio de informações acerca das principais ameaças, potencialidades e oportunidades de uma das regiões mais promissoras do Brasil na atualidade.
O rápido desenvolvimento econômico ao longo das últimas décadas nos municípios costeiros de Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas acarretou oportunidades para inúmeros setores econômicos. No entanto, a implementação efetiva nas áreas de logística, infraestrutura urbana, saneamento básico, meio ambiente e setor do turismo não tem acompanhado o desenvolvimento acarretando uma assimetria entre potencialidades e fraquezas, bem como entre as oportunidades e ameaças cada vez mais frequentes.
A forma mais eficaz e eficiente para diminuir tais assimetrias está no conhecimento da realidade local por meio de indicadores de eficácia, eficiência e efetividades das ações advindas do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
Para isso, é necessário obter dados, analisar e avaliar os mesmos sob as dimensões ambiental, social, econômica e de governança. Neste sentido, o Observatório Urbano, Costeiro e Marinho objetiva levantar e organizar dados e de forma periódica divulgar o estado do ambiente anual para que tomadores de decisão possam administrar de forma mais consistente suas realidades na escala local e regional.
A proposta está em conhecer com mais detalhe o meio urbano dos municípios, bem como aproximar os municípios de uma maior interação com o seu potencial costeiro e marinho. Entender como ocorre a interação entre o território do município com a área costeira representada pelo Mar Territorial e todo o seu potencial turístico, pesqueiro, logístico no âmbito de uma economia azul sustentável.
NOSSA MISSÃO
Comunicar dados científicos, suas relações de causa e efeito e soluções para o desenvolvimento territorial urbano, costeiro e marinho de forma inovadora e inclusiva para a sociedade e tomadores de decisão.
NOSSA VISÃO
Buscar ser a referência na construção de diretrizes para o desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável do setor costeiro centro-norte de Santa Catarina.
NOSSOS VALORES
- Integridade Científica;
- Informação pública de qualidade baseada em fatos científicos com a finalidade de tornar a ciência acessível à sociedade;
- Suporte para tomadas de decisões democráticas para os tomadores de decisões;
- Comunicação efetiva e inovadora;
- Colaboração com nossos conhecimentos e esforços para outras organizações, instituições e governos com a finalidade de alcançar os desafios da Agenda 2030; e
- Neutralidade política para avançar em prol do desenvolvimento de políticas públicas urbanas, ambientais e setoriais no âmbito do território urbano, costeiro e marinho.
O QUE NOS FAZ DIFERENTES
O Observatório Urbano Costeiro é um grupo que busca produzir e disseminar dados e ações sobre as principais Forças Motrizes, Pressões, Estado do Ambiente, Impactos no Bem-Estar e Qualidade Ambiental, bem como Respostas e Medidas para adaptar e mitigar os problemas e conflitos neste setor costeiro, considerado como dos mais importantes da costa brasileira.
Busca também trazer os mais diferentes setores da sociedade, iniciativa privada e governos por meio de uma ação disruptiva em prol da sustentabilidade tendo como foco a Agenda das Nações Unidades – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Somos diferentes, pois buscamos estreitar as relações entre os setores produtivos, governos e sociedade por meio da comunicação e informação. Nosso trabalho busca envolver entidades municipais, estaduais, federais e internacionais em prol de uma concertação integrada e participativa.